terça-feira, 16 de novembro de 2010

Órgãos de Soberania

Organização política



*Portugal é uma República, um
Estado democrático e unitário, cuja
parte insular, os arquipélagos dos Açores e Madeira, é constituída
por regiões autónomas dotadas de estatutos político-administrativos e órgãos de governo próprios.
Órgãos de soberania

Os órgãos de soberania, através dos quais se exerce o poder, são:
Presidente da Republica
·É o órgão máximo da nação, que representa a República Portuguesa e garante a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas.




O Poder Local









*A organização democrática do Estado compreende a existência de autarquias locais que visam a prossecução de interesses próprios das populações respectivas.
*As autarquias locais são os municípios e as freguesias. Em Abril de 2005 existiam 308 municípios e 4 251 freguesias -  (fonte -http://www.dgaa.pt/).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

timor leste


  Timor-Leste (oficialmente República Democrática de Timor-Leste) é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor na Ásia, além do exclave de Oecussi, na costa norte da banda ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Sua capital é Díli, situada na costa norte.

República Democrática de Timor-Leste

A Bandeira de Timor-Leste foi adoptada em 2002. É a mesma que a bandeira de 1975.
À meia-noite do dia 19 de Maio e durante os primeiros momentos do Dia da Independência, em 20 de Maio de 2002, a bandeira das Nações Unidas foi baixada e a bandeira de um independente Timor Leste foi erguida.

Sua localização
Paisagens




Fim